Notícias

Projeto Educar Crescer oferece curso profissionalizante em alimentação 

Por Michelli Machado

Encontros semanais para falar sobre valorização de culturas alimentares locais, agroecologia, empreendedorismo e sustentabilidade, assim é o curso profissionalizante alimentação. Voltado para participantes do Quilombo Chácara das Rosas, a capacitação em cozinha tem como objetivo gerar renda, agir no combate da fome e no empoderamento das participantes. “Esse projeto faz parte do eixo alimentação do projeto Educar Crescer da Petrobras. Ele busca a emancipação, principalmente de mulheres, por meio de empreendimentos gastronômicos. As gurias têm uma cozinha no quilombo e aí a gente tá montando aulas, em conjunto com elas, entendendo o que elas querem aprender e como querem aprender. Todas as aulas vão ter esse apelo mais comercial, a gente vai falar também sobre embalagens, como acondicionar, como não acondicionar e também as questões de legislação para o empreendedorismo”, explicou a ministrante do curso, Rafaely Reggioni, que trabalha como bolsista do projeto. 

 As alunas estão animadas com tudo o que têm aprendido no curso. “Essa experiência está sendo bem incrível porque é a primeira vez que eu estou fazendo curso de culinária e eu estou gostando muito de estar fazendo, aprendendo coisas novas. Está sendo bem incrível mesmo, bem legal, porque eu gosto de cozinhar desde pequena”, afirmou Veruska Lima. 

Para Ionice Pedroso, também aluna da oficina, o curso está sendo uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. “Está sendo muito bom participar, gostei muito, até porque gosto de aprender coisas novas, diferentes das coisinhas básicas que a gente já sabe. É muito importante, porque eu faço bolo, mas não é aquela coisa profissional. Aprendi fazendo sozinha, né? Então, agora eu quero me aperfeiçoar mais. Essa é a primeira aula e eu nem imaginava como seria, não imaginava, porque eu nunca fiz um curso. Foi uma coisa muito importante pra mim, muito, legal mesmo”, destacou. 

Diante do entusiasmo das alunas, o projeto demonstra seu impacto real na vida de cada participante, oferecendo mais do que simples receitas. Ele serve como uma porta de entrada para a independência financeira e o desenvolvimento de novas habilidades, transformando o ato de cozinhar em uma ferramenta de empoderamento e realização pessoal.