Notícias

Projetos Transformar e Resistir participam do V Fórum Internacional da Cátedra de Direitos Humanos

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a coordenadora do Projeto Transformar, Rosângela Almeida, e o coordenador do Projeto Resistir, Maurício Ferreira, participaram do V Fórum Internacional da Cátedra de Direitos Humanos, na FURG, em Rio Grande. O tema central do evento foi Direitos Humanos e Emergências Climáticas. Na ocasião, as experiências do Transformar e do Resistir foram apresentadas no Grupo de Trabalho Extensão Universitária em tempos de emergências climáticas, sob o título “Educar Crescer: ações em educação em direitos humanos, em educação das relações étnico-raciais e formação em audiovisualidades negras”. 

De acordo com Rosângela, neste eixo temático foram apresentados diversos trabalhos, mas nenhum com a amplitude e o alcance do projeto Educar Crescer. “Fomos muito elogiados. As ações em educação em direitos humanos, em educação das relações étnico-raciais e formação em audiovisualidades negras se destacaram entre os trabalhos apresentados, principalmente pelo tipo de técnicas e abordagens utilizadas nas formações. A troca de experiências foi muito importante no sentido de destacar a relevância da formação em direitos humanos, da prevenção à violação desses direitos e para a construção de uma cultura em direitos humanos pós-enchente”, enfatizou. 

A coordenadora do Transformar afirmou que a qualidade da pesquisa, intervenção e das ações extensionistas realizadas pela Unisinos ficou evidente durando o encontro e destacou que tanto o projeto Resistir quanto o Transformar compõem o leque de abordagens da Educação em Direitos Humanos. “É muito importante a socialização das experiências dos subprojetos em eventos e publicações, pois quando socializamos experiências e apresentamos as ações dos projetos estamos promovendo um momento de reflexão e de formação”, avaliou. 

A submissão de resumo no evento foi um convite do professor Matias Penhos, da Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina, que é o coordenador da Cátedra de Direitos Humanos da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu. “Para nós foi uma oportunidade de compartilhar o trabalho realizado em nível nacional e internacional, pois o evento era atrelado a Cátedra, tendo a presença de professores e estudantes do Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e Rio de Janeiro. Além de pesquisadores do Paraguai, do Chile, da Argentina e do Uruguai. Na ocasião, também tivemos oportunidade de conhecer outras iniciativas de extensão universitária, que poderão servir de exemplos para novas propostas de projetos da Unisinos”, finalizou. 

Essa troca de experiências reafirma a potência da extensão universitária da Unisinos como ferramenta de transformação social. Ao integrar o debate sobre emergências climáticas com a defesa dos direitos humanos e a luta antirracista, os projetos Transformar e Resistir não apenas compartilham suas metodologias de sucesso, mas também fortalecem redes de solidariedade essenciais para o atual cenário. A participação no Fórum valida o impacto do Educar Crescer e abre caminhos para novas práticas pedagógicas.