Por Luciane Bohrer
Oito encontros intensos chegaram ao fim marcando o encerramento do curso de Qualificação da leitura e da escrita de professores do Ensino Fundamental, subprojeto Escrever dentro do programa Educar Crescer. A iniciativa é uma realização da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A despedida, realizada ontem, na EMEF Erna Würth, em Canoas, não foi apenas protocolar, foi comovente com a apresentação do violinista Marcelo Vier, que também é bolsista de doutorado do PPG de Educação, simbolizando o fechamento do ciclo de muitas trocas e aprendizados.
Capacitação que Toca a Emoção
Trinta professores das escolas municipais Alberto Pasqualini (Esteio) e Erna Würth (Canoas) participaram da formação, que se destacou por ir além do conteúdo teórico. Com aulas ministradas pela professora Betina Schuler e uma equipe multidisciplinar, incluindo bolsistas de mestrado e doutorado da Unisinos, o curso enfatizou o toque humano e a reflexão crítica, essenciais para o trabalho em sala de aula.
A professora Marta Elena da Rosa, da EMEF Erna Würth, resumiu o impacto transformador da experiência. Inicialmente cética sobre a relevância do curso para seu trabalho de reforço escolar, ela foi rapidamente surpreendida. “No primeiro dia já foi impactante para mim, porque ele trabalhou as emoções, ele mexeu com as emoções, com o pensamento, com o olhar crítico. Fomos muito acolhidos, tivemos muitas trocas e para mim foi muito significativo“, declarou.






Segundo ela, as dinâmicas incentivaram os participantes a trocarem sentimentos e emoções. A professora ainda destacou o valor da reflexão promovida, citando como exemplo uma atividade de criação a partir de uma foto que a fez pensar sobre o “quanto é fugaz a vida” e a importância de “manter essa alegria do momento, mais tempo” e passá-la às futuras gerações.
Projetos Concretos e Acompanhamento Estendido
Ao longo dos encontros, o conhecimento se materializou: os educadores desenvolveram e implementaram projetos concretos de literatura diretamente com seus alunos, levando o aprendizado para a prática imediata.
E o impacto está longe de terminar com a performance musical. O projeto Escrever reforça seu compromisso de longo prazo: o acompanhamento dos professores e das escolas continuará por mais dois anos. Esse período estendido incluirá ações e intervenções pedagógicas para garantir que o conhecimento e os projetos desenvolvidos continuem a impactar positivamente a leitura e a escrita, consolidando os resultados e honrando o compromisso social da parceria.
