Por Michelli Machado
Do dia 10 ao dia 13 de novembro, o projeto Caminhos Cruzados, voltado para o acolhimento de estudantes imigrantes na rede pública da cidade de Canoas, realizou a IV Semana de Arte, Literatura e Pesquisa: o amor e os amores dentro e fora de nós.
Na ocasião, os alunos que participam do curso de português como língua de acolhimento, do Projeto Acolher, apresentaram os trabalhos realizados por eles durante as aulas. “Essa exposição é a culminância de uma série de projetos da Escola de Formação. Tem a parte de arte, com exposições que vêm das escolas, tem a parte de literatura, com a publicação de um livro que é com textos de alunos da rede, e a parte de pesquisa, com apresentação de trabalhos de pesquisa de professores que atuam escolas”, explicou Pedro Martins, da Escola de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro.
As atividades realizadas na Escola Erna Würth pelo Projeto Acolher ficaram expostas, durante o evento, como uma das exposições do espaço. “É importante dar destaque ao trabalho realizado pelos alunos que estão participando do curso de português como língua de acolhimento, por isso, essa foi uma das exposições que ficaram fixas lá durante a semana de arte, sendo visitada por professores e estudantes de todo o município. Para essa exposição, os estudantes fizeram cartazes mostrando como foi a jornada deles nesse curso, como eles se colocam no mundo com os diferentes idiomas que os cercam, incluindo a língua materna e a língua portuguesa”, completou Pedro.


Ao estar presente na IV Semana de Arte, Literatura e Pesquisa, o Projeto Acolher, não apenas celebrou a jornada linguística e cultural dos estudantes imigrantes, mas também ganhou um espaço vital de visibilidade. A exposição dos trabalhos, que destacou a experiência de aprender português como língua de acolhimento e a forma como esses alunos se posicionam no mundo, transcendeu a sala de aula. Ao ser visitada por toda a comunidade escolar de Canoas, ela reforçou a importância da diversidade, do acolhimento ativo e do papel da arte e da literatura como pontes essenciais entre culturas.
