São Leopoldo (RS) – A busca por práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a leitura, a escrita e o pensamento crítico tem mobilizado professores das escolas Alberto Pasqualini, de Esteio, e Erna Würth, de Canoas. Nesta quarta-feira, 23 de outubro, o Portal da Inovação, no campus da Unisinos São Leopoldo, sediou o sétimo e penúltimo encontro do curso de extensão que integra o projeto Educar Crescer.
Realizada pela Unisinos em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a atividade está inserida no subprojeto Escrever. Seu foco principal é discutir práticas de leitura e escrita sob a perspectiva da filosofia e infância.
O encontro mais recente contou com uma exposição de livros, a apresentação de um projeto especial da escola Erna Würth e atividades de escrita que buscaram provocar o pensamento e a reflexão filosófica nos docentes.
Para a professora de artes da EMEF Erna Würth, Fabiana Velasques, o curso tem sido transformador. “Eu estou gostando muito, porque a gente começa a pensar em toda a nossa prática dentro da sala de aula e quais as possibilidades e aquilo que tu faz e que percebe que é o caminho correto”, afirma. Velasques destaca a importância de valorizar a expressão dos alunos, independentemente da disciplina. “Eu sou professora de artes, mas eu não sou a professora de artes, que valoriza tanto o desenho, a pintura, mas que também valoriza muito a literatura e a escrita. Tudo o que eles conseguem expressar através da escrita é o sentimento deles,” conta. Segundo ela, ao trazerem o reflexo da própria vida para a sala de aula, os estudantes se sentem em casa, o que é “muito bom, isso é muito enriquecedor.” A educadora define o curso como uma “filosofia para a vida, é um modo de vida.”





Betina Schuler, coordenadora do projeto Escrever dentro de Educar Crescer e professora ministrante do curso de extensão, ressaltou o engajamento do grupo. “Tem três coisas importantes de marcar, que é um grupo que começou e que não invadiu. Um grupo que começou e segue até o final, lendo os textos, participando, acho que isso é bem importante”, observou.
Schuler também destacou que o aprendizado do curso já está sendo aplicado nas escolas. “Conforme a gente já ouviu relatos no encontro passado e nesse, os professores estão desdobrando o curso em oficinas de leitura e escrita, junto aos alunos, desde a perspectiva de filosofia e infância, pensando como isso faz pensar o mundo”, explicou. A coordenadora citou exemplos de projetos desenvolvidos, como o trabalho com o “baú de memórias e perguntas” na educação infantil e, nos anos finais, o início de um projeto sobre o “Don Quixote de Guajuviras, que é pensar esses cavaleiros urbanos que vão enfrentando as suas questões com coragem, os seus sonhos nesse contemporâneo, neste bairro que eles habitam”. Para ela, já existe uma clara “articulação entre as coisas que a gente vem estudando, repertório que a gente vem mostrando e isso está se desdobrando em sala de aula, em aula mesmo!”, finaliza.
